Oração da Serenidade

"Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar; Coragem para modificar aquelas que posso; e Sabedoria para conhecer a diferença entre elas. Vivendo um dia de cada vez; Desfrutando um momento de cada vez. Aceitando que as dificuldades constituem o caminho à paz. Aceitando, como Ele aceitou, este mundo tal como é, e não como Ele queria que fosse. Confiando que Ele acertará tudo contanto que eu me entregue à Sua vontade. Para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida e supremamente feliz com Ele eternamente na próxima. Amém."

"Eu me entrego, com todos os meus problemas e com todos os que eu amo, bem como nossos futuros, nas mãos de Deus, e Nele confio."

"Não mostre ao seu Deus o tamanho do seu problema, mostre ao seu problema o tamanho do seu Deus"

Vida não precisa ter medo, basta ter cuidado!

"Se você for esperar pelo motivo certo para fazer alguma coisa, nunca faz nada."

(J)usto (E)special (S)alvador (U)nico (S)abio.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Comidinha de Natal!

Hoje acordei com uma baita vontade de comer Panetone. Bem, eu já adoooooro, mas a minha querida amiga Socorro vem me influenciando muito. Eu olho o panetone aqui em casa, dá uma vontade de comer, aí eu lembro dela. Olho no supermercado, dá aquela vontade outra vez, aí eu lembro dela. Então resolvi comprar alguns, e vou comê-los calmamente, pois engoooorda!



O meu preferido é o de frutas cristalizadas. Já provei o que tinha chocolate dentro, aquele com sorvete, com goiabada. Não posso dizer que não são bons. São bons! Mas o meu preferido é o de frutas cristalizadas, com a massa molhadinha... Hummmmm... Não adianta vir com novas invenções, são gostosas e tal, mas não quero não! Quero o tradicional. Essa é uma comida típica da época de Natal, mas que se tem durante o ano, não deixo passar.

Abaixo segue um pouquinho da história e uma receita tradicional.


"O panetone é um alimento tradicional da época de Natal de origem milanesa, do norte da Itália. Várias lendas tentam explicar a sua origem. O pão doce de natal possui fragrância discreta de baunilha e recheio de frutas secas tais como a uva passa.
Durante sua fabricação a massa passa por um processo de fermentação natural que busca garantir que o panetone fique com uma consistência macia.
O produto final é rico em carboidrato e possui grande quantidade de gordura.
Uma antiga lenda diz que o panetone foi criado no século XVII por um padeiro da região da Lombardia chamado Toni que se apaixonou por uma moça e para impressionar seu sogro criou uma nova receita de pão recheada com frutas cristalizadas. Com o tempo esse pão recebeu o nome de "pani di toni" ou seja o pão do toni que atualmente é chamado de panetone." (Fonte: Wikipédia)

Panetone
 
Tipo de Culinária: Itália

Rendimento: 6 porções
Fonte: Cybercook

Esta receita de pantone nos foi fornecida pelo grande mestre da panificação, o saudoso, Benjamin Abrahão, que fazia tantas delícias e que tinha o panetone como uma de suas grandes especialidades. Como ele mesmo diria: "é só você seguir a receita e fazer muito sucesso".

Ingredientes:
1 kg de farinha de trigo
100 gr de fermento biológico fresco
200 gr de manteiga Mococa
200 gr de açúcar
8 unidade(s) de gema de ovo
10 gr de sal
250 gr de frutas cristalizadas
150 gr de uva passa
6 gotas de essência de baunilha
6 gotas de essência de laranja
1 copo(s) de água

Modo de fazer:
Em uma vasilha, faça uma esponja com 100g de farinha de trigo, o fermento e um pouquinho de água. Deixe descansar por 15 minutos. Após este descanso, adicione o restante dos ingredientes, colocando as frutas e as uvas sempre por último e faça uma massa bem macia. Deixe descansar, coberta por um pano, durante 20 minutos. Após este descanso, faça os modelos, coloque nas formas e deixe descansar novamente até quase atingir o dobro. Após tudo pronto, pegue uma lâmina, faça os cortes em formato de cruz em cima de cada pannetone, puxe as abinhas para fora e coloque por cima uma colherinha de manteiga sem sal. Leve para assar em uma assadeira ou forma de papel. Usar forno médio 180ºC. 

Hummm! Que delícia! Já estou com água na boca....

Nenhum comentário:

Postar um comentário