Oração da Serenidade

"Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar; Coragem para modificar aquelas que posso; e Sabedoria para conhecer a diferença entre elas. Vivendo um dia de cada vez; Desfrutando um momento de cada vez. Aceitando que as dificuldades constituem o caminho à paz. Aceitando, como Ele aceitou, este mundo tal como é, e não como Ele queria que fosse. Confiando que Ele acertará tudo contanto que eu me entregue à Sua vontade. Para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida e supremamente feliz com Ele eternamente na próxima. Amém."

"Eu me entrego, com todos os meus problemas e com todos os que eu amo, bem como nossos futuros, nas mãos de Deus, e Nele confio."

"Não mostre ao seu Deus o tamanho do seu problema, mostre ao seu problema o tamanho do seu Deus"

Vida não precisa ter medo, basta ter cuidado!

"Se você for esperar pelo motivo certo para fazer alguma coisa, nunca faz nada."

(J)usto (E)special (S)alvador (U)nico (S)abio.

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Comidinhas - Tapioca


A mandioca é uma velha conhecida dos índios, e que agradou o paladar dos estrangeiros. À época da colonização, alimentava nativos e missionários, escravos, senhores e tropeiros. Dela saem a farinha - usada para engrossar angus e caldos e no preparo de farofas, pirão, paçoca doce e salgada e frituras - e a fécula (polvilho ou goma seca), que garante pães de queijo e tapiocas (o beiju dos índios), além de biscoitos, bolos, pães e outros quitutes.
Conheça a lenda da mandioca
A filha de um poderoso tuxaua deu à luz uma linda menina, muito branca, que chamou de Mani. Logo a criança se tornou amada por todos. No entanto, ao completar três anos, Mani morreu de forma também misteriosa, sem nunca ter adoecido. Desolada, a mãe enterrou-a e lá derramou seu pranto por horas. Pouco depois, viu brotar no lugar uma planta que cresceu rápida e fresca. Todos queriam provar a planta miraculosa, de raízes grossas e brancas, em honra da criança que tanto amavam. Desde então o vegetal, batizado “manioca” (junção do nome da criança e da palavra oca), passou a ser excelente alimento para os índios.
É conhecida por vários nomes, como por exemplo: no Norte e Nordeste: Mandioca, macaxeira; Sul Sudeste: Aipim; Outras localidades: Candinga, Castelinha, Macamba, Mandioca-doce ou brava, Pão-de-pobre, Xagala e outros.

Mas o que eu gosto demais é de comer Tapioca, principalmente no Centro das Tapioqueiras, aqui em Fortaleza, mais especificamente na Tapioqueira Recanto do Sertão, onde sou muito bem recebida pela proprietária, Dona Leonícia, a vários anos. (Foto).
A tapioca é feita com a fécula extraída da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, polvilho, goma seca, polvilho doce, fécula de mandioca. Esta, ao ser espalhada numa chapa aquecida ou frigideira aquecida, coagula-se e vira um tipo de panqueca, crepe ou disco como alguns preferem. O recheio varia, exemplos tradicionais são coco e queijo.
Os recheios, que são os mais variados e exóticos, darão um toque especial à tapioca e variam de acordo com o gosto e a região onde a tapioca é consumida. O recheio pode ser apenas com manteiga ou com coco fresco ralado, leite condensado, queijo, banana, chocolate, carne-de-sol, morango com chocolate e goiabada com queijo e outras.
A que eu sempre como é a de Carne-de-sol, mas também tem a de Banana, canela, leite condensado e queijo, que vou falar a verdade, nunca deveria ter provado, pois vicia. kkkk... Tem a tradicional com queijo, manteiga, leite condensado e mergulhada no leite de coco. Mas a tradicional com queijo é excelente também. Todas com um toque especial de leite de coco concentrado. Ela pode ser feita direto na chapa, conhecida por fina, ou tapioca de forma, que é uma tapioca mais grossa e aquecida na chapa e na qual a massa da tapioca é colocada dentro de uma forma de metal.
Não faz muito tempo, porém, que a tapioca atraiu a atenção de alguns criativos chefs da culinária brasileira. Estes usaram suas habilidades e criaram versões inovadoras da tapioca.

Ah! E não esqueça, veio a Fortaleza, tem que ir no Centro das Tapioqueiras, engordar um quilinhos....

Preparo da tapioca
Numa vasilha de tamanho médio borrifa-se um pouco de água sobre a goma da tapioca e o sal, mexe-se a mistura com a ponta dos dedos. Lentamente, adiciona-se mais água, esfarelando a mistura entre as mãos até que essa mistura fique sem aderência as mãos. Essa mistura passa por um refinamento em peneira.
Em frigideira anti-aderente aquecida em fogo brando, espalha-se uma porção e com as costas de uma colher cobre-se o fundo da frigideira de modo uniforme, assando de dois a quatro minutos - ou até que a mistura se pareça a uma panqueca, com suas bordas soltas da frigideira. Vira-se com uma espátula plástica e assa-se por mais um minuto.


Receita da Tapioca de Carne do Sol com Queijo Coalho

Ingredientes

100g de carne do sol desfiada
30g de cebola
1 colher de sopa de manteiga de garrafa
Leite de coco a gosto
120g de goma de tapioca
1 pitada de sal
50g de queijo coalho ralado em ralo grosso

Modo de praparo

Mistura a massa de tapioca com o sal e prepara o disco da tapioca na chapa ou em uma frigideira limpa. Refoga a carne do sol com a cebola e com a manteiga de garrafa, acrescenta o queijo até derreter, depois coloca o leite de coco. Recheia o disco. É só servir.

Fontes: Diário do Nordeste e Wikipédia

Centro das Tapioqueiras - Fortaleza/CE
Endereço: Avenida Washington Soares, 10215, Bairro Messejana
Funcionamento: 5h às 0h

Um comentário:

  1. Nunca comi tapioca, mas com esses recheios deve ser realmente muito bom.
    Espero um dia poder provar.
    Fome!

    ResponderExcluir