Oração da Serenidade

"Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar; Coragem para modificar aquelas que posso; e Sabedoria para conhecer a diferença entre elas. Vivendo um dia de cada vez; Desfrutando um momento de cada vez. Aceitando que as dificuldades constituem o caminho à paz. Aceitando, como Ele aceitou, este mundo tal como é, e não como Ele queria que fosse. Confiando que Ele acertará tudo contanto que eu me entregue à Sua vontade. Para que eu seja razoavelmente feliz nesta vida e supremamente feliz com Ele eternamente na próxima. Amém."

"Eu me entrego, com todos os meus problemas e com todos os que eu amo, bem como nossos futuros, nas mãos de Deus, e Nele confio."

"Não mostre ao seu Deus o tamanho do seu problema, mostre ao seu problema o tamanho do seu Deus"

Vida não precisa ter medo, basta ter cuidado!

"Se você for esperar pelo motivo certo para fazer alguma coisa, nunca faz nada."

(J)usto (E)special (S)alvador (U)nico (S)abio.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Lugares do Brasil - Brasília





"Brasília é a capital da República Federativa do Brasil e sua quarta maior cidade. Na última contagem realizada pelo IBGE em 2009, sua população foi estimada em 2.606.885 de habitantes. Brasília também possui o segundo maior PIB per capita do Brasil (40.696,00 reais) entre as capitais.
Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais.
O plano urbanístico da capital, conhecido como "Plano Piloto", foi elaborado pelo urbanista Lúcio Costa, que, aproveitando o relevo da região, o adequou ao projeto do lago Paranoá, concebido em 1893 pela Missão Cruls. O lago armazena 600 milhões de metros cúbicos de água. Muitas das construções da Capital Federal foram projetadas pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer."


Neste ano tive a oportunidade de, nas férias, conhecer mais um pouquinho do Brasil. Meu vôo para São Paulo tinha uma escala de 3 horas em Brasília, então tive tempo de fazer um City tour, ou melhor, Táxi tour, pela cidade. O taxista foi um querido, e teve paciência e disponibilidade de bater as fotos, e ainda explicar um pouquinho sobre alguns lugares. Foi bem rápido, mas deu tempo de conhecer os principais pontos turísticos. Lógico que não deu tempo de passar muito tempo em nenhum lugar especificamente.

Achei a Catedral de lá (foto ao lado) muito linda. Pena que eram umas 6h da manhã e não pude entrar para conhecer e fazer uma oração. Tem um estacionamento bem amplo e também um no subsolo. Bati umas 10 fotos só em frente da Catedral para guardar de lembrança. A cidade é organizada e limpa. As distâncias entre um local e outro são enormes. Imagino que andar a pé lá deve ser bem difícil.

O Palácio do Itamaraty, também é conhecido como Palácio dos Arcos. Não precisa nem dizer por que, né! Basta olhar a foto e observar os arcos na fachada. Foi um dos projetos do Oscar Niemeyer e foi inaugurado em 1970. Ao redor, a água reflete a imagem do prédio, o que o deixa mais lindo ainda. Tem um gramado bem cuidado ao redor, e vale a pena parar lá.

O Senado Federal é a câmara alta do Congresso Nacional do Brasil. É linda e enorme, e esse efeito do Sol que nascia atrás ficou excelente. Mas confesso que lá não tive muita vontade de entrar não. Vai que batiam minha carteira. kkkkkkkkkkkkkk.... Brincadeira. Olha a voz de prisão! Não entrei porque era cedo mesmo.


O Supremo Tribunal Federal (STF) é a mais alta instância do Poder Judiciário do Brasil e acumula competências típicas de Suprema Corte e Tribunal Constitucional. Sua função institucional principal é de servir como guardião da Constituição Federal, apreciando casos que envolvam lesão ou ameaça a esta última.

Ah! O Supremo.... (suspiros, suspiros, suspiros...) Aí sim eu queira entrar. Queria me arrumar toda, tipo, fazer escova, maquiagem, por a melhor roupa. Todas essas babaquices dos matutos. Fiquei maravilhada. Queria bater uma foto bem coladinha na estátua "A Justiça", mas um segurança, agente secreto, James Bond, sei lá o que, emergiu da terra e me advertiu carinhosamente, gritando: "Não suba aí não e também não pode encostar!". Olha era tão cedo, ele bem que podia estar dormindo, né! Mas não tava. Então para não ser presa no início da viagem. Bati uma foto de longe e outra ao lado com a devida distância regulamentar.



A Praça dos Três Poderes é um amplo espaço aberto entre os três edifícios monumentais que representam os três poderes da República: o Palácio do Planalto (Executivo), o Supremo Tribunal Federal (Judiciário) e o Congresso Nacional (Legislativo). Como em quase todos os logradouros de Brasília, a parte urbanística foi idealizada por Lúcio Costa e as construções foram projetadas por Oscar Niemeyer.
É um espaço enorme, achei que ia ter um piripaque andando de um lado ao outro. Mas não morri não, como vocês podem notar. Mas fiz essa foto que eu achei interessantíssima, na escultura "Os Guerreiros", de Bruno Giorgi.
O Congresso Nacional estava em reforma, aí não quis foto não!

Esse é o Monumento da JK tem os seguintes dizeres: "Ao presidente Juscelino Kubitscheck de Oliveira, que desbravou o sertão e ergueu Brasília com audácia, energia e confiança, a homenagem dos pioneiros que o ajudaram na grande aventura.". É bem bonito mas eu estava de frente pro sol, e não consegui tirar fotos melhores. Saí chorando por causa do brilho do sol.


O Palácio da Alvorada é um edifício projetado por Oscar Niemeyer, e designado como a residência oficial do Presidente da República Federativa do Brasil. Situa-se às margens do lago Paranoá, tendo sido o primeiro edifício inaugurado em Brasília, em 1958.



Essa foto foi o mais perto que consegui chegar de lá sem que os seguranças se manifestassem. Deve ser bem lindo de perto, já que é lindo de longe, né! Mas tem nada não! Como fui sem avisar, não quis mandar chamar o Presidente para me receber, pois estava com pressa. Da próxima vez que eu for, eu ligo pro celular do chefe e digo que prepare o café da manhã que vou chegar morta de fome! kkkk...


No ano de  1981 foi inaugurado o Memorial JK, um museu projetado também por Oscar Niemeyer em homenagem ao ex-presidente do Brasil Juscelino Kubitschek, que fundou a cidade de Brasileira.

No local, encontram-se o corpo de JK, diversos pertences, como sua biblioteca pessoal, e fotos tanto dele como de sua esposa Sarah.
Também não entrei, só tirei fotos por fora e o carro dele fica exposto do lado de fora.



Depois disso, fiz o caminho de volta para o Aeroporto e vi os servidores rumo ao trabalho...
Ah!  A cidade é cheia de servidores públicos. Então, acho que lá não tem esse negócio de: "Você sabe com quem tá falando?!?!?!". Afinal, parece que todo mundo é autoridade. kkkk.....


Acho que voltarei a Brasília com mais calma em um próximo momento, pois gostaria de conhecer um pouco mais a cidade, visitar a Cateral, o STF, O Memorial.... Deve ser bem interessante e com uma parte cultural bem acentuada. Também gostaria de conhecer os bons restaurantes da cidade. Acho que vou começar a programar...




Nenhum comentário:

Postar um comentário